Em 2018 foi sancionada uma lei que concedeu o título de Capital Nacional da Cachaça ao município de Salinas, em Minas Gerais. A cidade é reconhecida pela produção da bebida há muitos anos, e Inclusive a produção de cachaça é uma das mais importantes atividades econômicas do município.
A região é uma das que tem maior concentração de marcas de cachaça artesanal do Brasil, com mais de 50 produtores, sendo os mais reconhecidos: Cachaça Seleta, Cachaça Havana, Cachaça Boazinha, Cachaça Canarinha e Cachaça Indaiazinha.
A cachaça é também grande parte da vida cultural da cidade, que promove o Festival Mundial da Cachaça sempre no mês de Julho. O Festival celebra a tradição da produção da cachaça, valoriza a bebida e alavanca o turismo da cidade, pois recebe milhares de pessoas durante os três dias de evento.
Em 2012 foi inaugurado o Museu da Cachaça, que tem oito salas onde está exposto o rico acervo de garrafas e moinhos que contam a história do nosso passado ligado à cana. No mesmo ano reconheceu a Indicação Geográfica, modalidade Indicação de Procedência para a cachaça produzida na Região de Salinas. Essa indicação é um reconhecimento governamental da qualidade e da importância econômica e cultural da Cachaça produzida na região.
Quer conhecer mais sobre a história da cachaça e ainda apreciar uma boa dose de Seleta? Venha visitar Salinas. Além do museu, a cidade tem uma forte feira livre com produtos regionais, além das tradicionais lojas de cachaça onde você pode degustar e adquirir os produtos.